Divagar divagarinho

Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda!
Visite:  ||  Instituto Humanitas Unisinos - IHU.  ||  Religión Digital  ||  Site do Vaticano  ||  Agencia Informativa Latinoamericana S.A.  ||  Radio Reloj  || 
Creative Commons License Powered by Blogger

Arquivo de postagens: dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   agosto 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   junho 2008   julho 2008   agosto 2008   setembro 2008   outubro 2008   novembro 2008   fevereiro 2009   abril 2009   maio 2009   fevereiro 2011   março 2011   junho 2011   março 2017   abril 2017   maio 2017   junho 2017   outubro 2017   abril 2018   agosto 2018   setembro 2018   janeiro 2019   abril 2019   maio 2019   junho 2019   setembro 2019   novembro 2019   dezembro 2019   janeiro 2020   fevereiro 2020   julho 2020   agosto 2020   setembro 2020   outubro 2020  



18 de agosto de 2020

 

O dogma de Nossa Senhora da Assunção

 

 Photo by Farrinni on Unsplash

Os dogmas católicos servem para esclarecer questões obscuras relevantes para a fé. Por exemplo, diante da possibilidade de alguém conceber Cristo como uma espécie de semi-deus com capacidades sobre-humanas e usar isto como motivo para se isentar de viver como Cristo, há um dogma afirmando que sua humanidade não é diferente da nossa (exceto pelo pecado original, que aliás é outro dogma) e que ele se utilizou dos mesmos recursos que temos à disposição na nossa própria humanidade; isto, porém poderia levar a fazer de Cristo um ser humano heróico, incomum, singular, realmente incrível e evoluído, mas somente humano, e então há outro dogma afirmando a plena divindade de Cristo, que é não um símbolo ou um representante de Deus, mas é o próprio Deus se tornando humano, vivendo, morrendo e ressuscitando por nós. 

Sendo plenamente humano e plenamente divino (o que não o transformou numa terceira coisa, segundo outro dogma), Cristo tanto viveu quanto morreu por nós, e ressucitou pelo mesmo motivo. Isto garante a igualdade de condições, mas também ressalta a divindade dele, da qual podemos participar sem, no entento, possuí-la.

Mas a promessa da ressurreição, mesmo tão próxima de nós, mais do que a própria morte (que é uma condição e não uma promessa nem um objetivo em si), ainda assim soa distante, afinal Cristo, mesmo plenamente humano, voltou para onde estava antes, e só Deus sabe quando (literalmente) a parcela da humanidade que não é ao mesmo tempo Deus (e que corresponde a todos que não sejam o próprio Jesus Cristo) vai inaugurar o céu. Cristo ressuscitou abrindo o caminho para a ressurreição, mas nenhuma de suas criaturas humanas chegou lá ainda, vai saber se isto não é uma emboscada.

Aqui entra a assunção de Maria, celebrada no domingo passado. Embora Deus não precisasse ser conduzido por ninguém até nós, veio conduzido por ela, como um filho conduzido pela mãe, reafirmando que na temporalidade que começa a etenidade (ou seja, o Reino de Deus que é o nosso futuro não está exclusivamente lá nesse futuro, mas já começa aqui, no tempo que um dia vai acabar).

Assim como ela conduziu Deus à humanidade, o dogma da assunção de Maria afirma que ela é a primeira humana como nós, que não somos Deus, a chegar lá como todos estaremos um dia, ressuscitados de corpo e alma no Reino de Deus.

A primeira exclusivamente humana a viver no Reino de Deus é Maria, o que justifica ainda a fé na intercessão dela por nós, que assim como recebeu Deus em meio à humanidade, agora está lá para receber a humanidade junto a Deus - afinal dificilmente alguém poderia sustentar que ela fosse passar o início da própria vida eterna despreocupada com quem ainda não chegou, e embora a nossa condução ao Reino de Deus seja, digamos assim, operacionalizada por Deus mesmo, a intercessão de uma criatura que agora vê a Deus como sempre foi vista por ele (cf. 1Cor 13,12), que pede a Deus não com a fé, mas na plenitude da realização da vida, cause mais impacto que nossas próprias intercessões, ainda condicionadas pela parcialidade da fé que é o que temos agora.

E é um contrassenso que ainda haja qualquer ilusão de superioridade fundamentando o machismo e a opressão por parte dos homens em relação às mulheres, pois é uma mulher, tão mulher quanto aquelas que tantos deles consideram inferior, que está esperando eles lá.


Comments: Postar um comentário



<< Home