Divagar divagarinho

Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda!
Visite:  ||  Instituto Humanitas Unisinos - IHU.  ||  Religión Digital  ||  Site do Vaticano  ||  Agencia Informativa Latinoamericana S.A.  ||  Radio Reloj  || 
Creative Commons License Powered by Blogger

Arquivo de postagens: dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   agosto 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   junho 2008   julho 2008   agosto 2008   setembro 2008   outubro 2008   novembro 2008   fevereiro 2009   abril 2009   maio 2009   fevereiro 2011   março 2011   junho 2011   março 2017   abril 2017   maio 2017   junho 2017   outubro 2017   abril 2018   agosto 2018   setembro 2018   janeiro 2019   abril 2019   maio 2019   junho 2019   setembro 2019   novembro 2019   dezembro 2019   janeiro 2020   fevereiro 2020   julho 2020   agosto 2020   setembro 2020   outubro 2020  



29 de agosto de 2020

 

Não tenhas medo

 

Photo by Miguel Bruna on Unsplash

Quando Deus pede a Jeremias que não  tenha medo, ele pede, antes disto, que ele tenha coragem ("põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo o que eu te mandar dizer"). Os teólogos costumam identificar determinadas palavras ou expressões que possuem um significado que não está explícito naquela palavra ou expressão - como no caso de "conhecer", que pode significar aquilo que entendemos por conhecer, mas também pode  significar "sexo". Esta identificação entre "põe a roupa e o cinto..." e "coragem" que eu estou fazendo é resultado exclusivamente da minha especulação e, mais  precisamente, uma interpretação direcionada ao que eu quero dizer - ou seja, eu não estou interpretando a Bíblia, mas tentando explicar uma ideia. 

Muito ardiloso.

Mas a questão é que o pedido para que o profeta tenha coragem está separado do pedido para que não tenha medo. Afinal, ter coragem e não ter medo são duas coisas bem diferentes.

É necessário ter coragem para anunciar a Palavra de Deus, em primeiro lugar, porque é a Palavra de Deus, e no Antigo Testamento temer a Deus era um argumento muito mas funcional do que qualquer outro (não que hoje não seja, mas somos uma geração mais ousada em relação a Deus, tanto para bem quanto para mal). Ainda hoje é necessário coragem para anunciar a Palavra de Deus e pelo mesmo motivo do temor, mas hoje sabemos que este temor precisa ser consequência do amor a Deus e não da falsa impressão de que estamos lidando com um psicopata divino que às vezes o AT pode passar. Além disto, não é muito confortável confrontar o mundo com a Palavra de Deus. Existem outros motivos mas eu não tenho tempo agora.

Mas não ter medo, neste caso, está separado da frase de encorajamento porque Deus está se colocando como a defesa do profeta. O medo é um mecanismo de defesa que faz alguém sair correndo ou sair na porrada diante de uma ameaça, por exemplo, e é muito recomendável - especialmente sair correndo - de modo geral. Mas o enfrentamento da ameaça, que pode parecer  coragem, no fundo é medo. E Deus não está pedindo para o profeta enfrentar as ameaças, nem sair correndo delas.

Nos tempos paranóicos em que vivemos, onde uma pessoa não precisa ser clinicamente paranóica para embarcar nas paranóias coletivas como a invasão extraterrestre ou o fantasma comunista, entre muitas outras, é necessário não ter medo neste sentido. Ainda mais no que diz respeito à religião, em que facilmente o medo pode levar alguém a sair correndo (como o jovem nu que sai correndo no Evangelho de Marcos) ou, então, a enfrentar na porrada as ameaças anti-cristãs que alguém identifique por aí.

Isto não é sobre as desgraças, sejam as maiores (a morte, a fome, etc.) ou as menores (perder o ônibus, o celular ou a hora, etc.), que Deus eventualmente impede ou permite na vida das pessoas. É sobre não se colocar nem como a muralha de Deus nem como a espada de Deus. Se Deus se compromete a defender o profeta, ele não está sugerindo que ele não leve um guarda-chuva num dia nublado ou vá para o centro sem nenhum trocado no bolso para garantir, quer dizer, não está sugerindo que o profeta seja imprudente, e nem o assunto é sobre prudência; mas seu compromisso em defender o profeta é para que ele não saia correndo diante das ameaças (reais ou imaginárias) que houverem por estar comunicando o que Deus está mandando, bem como não saia atacando seus antagonistas "reis de Judá e seus príncipes, os sacerdotes e o povo da terra".

Não adianta os cristãos tentarem atacar nem se defender dos seus inimigos, sejam eles  reais ou imaginários, sejam eles pessoas ou conceitos. Para isto que serve o "não tenhas medo" de Deus ao profeta: para que o cristianismo não seja reduzido a um instrumento de guerra, seja como arma ou como escudo, como tão facilmente se transforma ao longo de toda a história.

Comments: Postar um comentário



<< Home