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A Providência divina é o "conceito teológico" sob o qual se resume a ideia da proximidade e da atenção de Deus para conosco. Deus interfere em nossas histórias para nos salvar, orienta nossos caminhos e nos livra de perigos.
Mas os os males que se desenrolam em nossas histórias fazem um contraste gigantesco com a presença íntima e ininterrupta de Deus junto a cada pessoa. E continuamos a sofrer os males que, se por um lado, é verdade que poderiam ser piores, por outro, já são suficientemente ruins como foram.
A resposta mais fácil é a do teste da fé: Deus testa a nossa fé com sofrimentos, dores e males para vermos até onde ela vai (porque Deus, que já conhece tudo, conhece também os nossos limites). Mas isto faz de Deus um cientista do mal, demonstrando a nós evidências concretas dos limites da nossa fé com experiências que faz conosco. Portanto, esta resposta não serve.
Talvez seja mais provável que Deus leve o livre-arbítrio a sério, e o mal seja resultado do livre-arbítrio de quem o comete. Deus certamente age para que o mal não domine e nem predomine, impedindo-o, mas as más ações, que produzem este mal, Deus se abstém de impossibilitar. Não que Deus deixe mesmo as más ações correrem soltas, pois há a consciência, e também a voz de Deus no coração de cada um pedindo para que não faça o mal, e sim faça o bem. Mas há obstinados que ultrapassam estas barreiras.
Deus precisa nos socorrer depois do sofrimento quando alguém não aceitou este socorro antes de fazer outrem sofrer. Mesmo que se alegue que quem sofreu também é pecador e, portanto, o sofrimento não foi tão injusto, ainda assim isto é da conta de Deus e não nossa, além do mais ele não deu a ninguém o direito de punir os outros com o sofrimento, e menos ainda com o mal. Por isto que se diz que a liberdade dada por Deus é para fazer o bem, e o uso desta liberdade para o mal é um abuso, e Deus só tolera esta perversidade para cumprir com a promessa de liberdade mesmo quando ela é usada contra Deus (pois o mal causado a qualquer pessoa é também dirigido a Deus, não importam se o malvado não quisesse atingi-Lo).
A fé é o que nos permite ser salvos por Deus, pois, de novo por causa da liberdade, ele não vai obrigar ninguém a se salvar. A fé consiste justamente na garantia desta liberdade, pois não nos prende ao mal e abre nossas portas à ação salvadora de Deus. Portanto a fé não é necessária por causa do sofrimento.
A fé é necessária para que Deus nos socorra nos nossos sofrimentos, mesmo os menores, mas que se torna heróica nos maiores.
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